segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Kombi da Prefeitura arde em chamas.

.
Uma Kombi da Secretaria de Educação do Município de Pilões pegou fogo enquanto estava guardada no pátio do "casarão", local onde são guardados todos os veículos da Prefeitura. O incêndio teve início na madrugada do último dia 31 de janeiro e foi debelado pelo vigia de plantão e moradores dos arredores. O veículo ficou parcialmente danificado (veja clip)
.
Três podem ser as causas da tragédia. Primeiro, pode ter havido uma ignição espontânea provocado por um curto-circuito nas instalações elétricas. Segundo, pode ser decorrente de uma ação criminosa de descontentes políticos, hipótese que eu acho muito improvável pois não acredito que exista em nosso município alguém com esta índole. Por último, pode ter sido fruto de uma tentativa frustrada e desastrada de roubo de gasolina. A Kombi tem uma peneira de segurança no bocal de abastecimento que não permite a extração de combustível por ele. A solução encontrada por ladrões de combustível é sacar a mangueira de retorno do carburador e, dando solo de partida no motor, captar o excesso de gasolina que retornaria ao tanque. Creio que no processo houve derramamento de combustível sobre a centelha da partida gerando o incêndio.
.
Contra a primeira hipótese conspira o fato de a Kombi estar estacionada desde as 3 horas da tarde do dia anterior, de forma que a mesma estava totalmente fria e com o circuito elétrico desenergizado. A segunda hipótese é prejudicada pelo fato de o veículo ter queimado mais a parte do motor, dando a enteder que o incêndio começou no compartimento do próprio motor. Se fosse um incêndio provocado de propósito, as chamas seriam mais espalhadas. A terceira hipótese é fortalecida pelo fato de logo ao lado do veículo encontrar-se uma garrafa pet de coca-cola sem tampa e cheirando à gasolina. Também havia cheiro do produto por toda a grama onde a garrafa foi encontrada, sugerindo que com o início do incêndio a pessoa que segurava a garrafa a lançou ao chão. Outro fato curioso é a rapidez com que o fogo foi debelado fazendo crer que o alarme foi dado imediatamente após o início do incêndio.
.
Claro que a perícia nos dará a resposta oficial. Até lá, só podemos fazer especulação.
.(Clique sobre a imagem

Um comentário: