sábado, 23 de julho de 2011

Bandeira de Pilões











O município de Pilões (até os anos 90 do século passado) era coberto por plantação de cana-de-açúcar, matéria-prima que alimentava os 26 engenhos em funcionamento no município até o final da década de 60. Com o declínio dos engenhos, a produção de cana foi direcionada para Usina Santa Maria (Areia), que produzia açúcar e álcool. Com a falência da Usina (1990) o verde da cana foi substituído pelo verde da banana, hoje maior produto de nossa agricultura. Mas o passado "açucareiro" ficou registrado na BANDEIRA do Município.
  1. O Verde simboliza o verde da cana-de-açúcar;
  2. O branco, o próprio açúcar;
  3. A estrela amarela representa as nossas riquezas minerais;
  4. A faixa Preta e Vermelha indica que Pilões é parte do Estado da Paraíba (alusão às cores da Bandeira NEGO);
  5. As duas faixas azuis logo ao lado das cores da Paraíba, representam os dois rios que cortam nosso território; (na realidade são três: rio Araçagi, rio Araçagi-Mirim (o que corta a zona urbana) e o rio "Das Mercês". Este último nasce em Areia e encontra-se com o Araçagi na comunidade de Rio do Braz);
  6. A parte superior do escudo, em forma de parede de tijolos, representa os engenhos de rapadura (eram 26 até bem pouco tempo).
______________________________________________
Esse formato atual da bandeira foi desenvolvido pelos secretários Wilson Belmino da Silva e Hermes Augusto de Castro durante a gestão do prefeito José Sales da Silva (1983-1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário