domingo, 6 de fevereiro de 2011

MARMITAS DE GIGANTE


As cavidades esculpidas pela água nos leitos rochosos dos rios que cortam o Município de Pilões - e que têm a forma de pilão - são, na verdade, as chamadas MARMITAS DE GIGANTE.

Esse é o nome que o mundo científico dá a essas curiosas formações naturais. As Marmitas de Gigante, ou simplesmente marmitas ou calderões - que podem medir alguns centímetros ou até metros, tanto no diâmetro quanto na profundidade - são o resultado da conjunção da força e do movimento turbilhonar da água; de pequenos pedaços de rochas soltas; e do acaso.

Os fragmentos de rochas soltas - geralmente mais duras do que a rocha que compõe o leito do rio - são arrastados pela correnteza e, ao rolarem, são retidos por pequenas depressões existentes na rocha que forra o fundo do rio. A correnteza impulsiona os fragmentos de rocha que, não conseguindo escapar da depressão, adquirem um movimento circular que acaba por produzir essa cavidade em forma de pilão. No fundo de cada "Marmita" é possível observar a presença dos fragmentos responsáveis pela escultura. São rochas esféricas, formato adquirido com o trabalho rotativo a que são submetidos por longo tempo.

PS.> Se os Portugueses - que desbravaram essas terras e deram o nome de nossa cidade inspirados nessas formações geológicas -, soubessem o verdadeiro nome dessas cavidades eu não seria um pilonense, mas, um marmitense. (rssss)






Nenhum comentário:

Postar um comentário