segunda-feira, 8 de junho de 2020

HISTÓRIAS CONTADAS E VIVIDAS

As Casas-Grandes dos engenhos Boa-Fé, Pinturas de Cima e Porções (concretamente nunca houve uma casa grande nesse último - na sua história, Porções pertenceu a um dos grupos políticos dos outros dois engenhos) foram os centros do Poder em Pilões em quase todo o Século XIX e primeira metade do Século XX. Quando não eram os senhores do engenho Boa-Fé que davam as cartas no povoado de Pilões, eram os do engenho Pinturas de Cima. Quem efetivamente mandava dependia muito de qual grupo ocupava a cadeira de Governador do Estado (Presidente, até 1930). A influência desses engenhos só acabou em 1988, com a eleição de um candidato sem ligação com os senhores de qualquer deles.

Com a emancipação de Pilões, em 1953 (a batalha pela emancipação foi um dos poucos momentos que uniu os dois grupos políticos) a luta pelo poder local se acirrou. No ano da emancipação, quem mandava no Estado era um Governador ligado à família de Boa-Fé, motivo pelo qual, por influência de Braz Baracuhy, o primeiro prefeito (nomeado) ter sido o senhor Amando Xavier Pereira da Cunha. Na segunda metade de 1955, com o fim do período de dois anos do Prefeito Amando Cunha se aproximando, a cidade assistiu ao primeiro embate político dos dois grupos pelo controle da prefeitura. O grupo de Boa-Fé lançou a candidatura do farmacêutico Hermes do Nascimento Lira, tido por muitos como amigo dos pobres. Já o grupo de Pinturas de Cima/Porções apresentou o senhor José Lira Lins - também muito popular - como candidato. Foi uma disputa tensa e aguerrida (meus pais me contavam detalhes desses tempos, o ex-Prefeito José Sales da Silva corroborou todos, e a professora aposentada Severina Acelino de Souza - embora muito jovem na época - é guardiã de boas memórias da campanha, inclusive é capaz de cantarolar as músicas usadas por cada um dos candidatos). 

Ganhou Hermes Lira, se tornando o primeiro prefeito eleito de Pilões e o segundo a governar a cidade após sua emancipação. Governou de 1956 a 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário