A temporada de chuvas este ano em Pilões foi bem diferente do padrão esperado para a região, de tal forma que vamos ter problemas com água para consumo humano no Município.
Primeiro, as chuvas começaram de fato na última semana de maio. Até aí não havia chovido praticamente nada, mesmo no mês de abril - que é o mais chuvoso do ano - não caiu nenhuma gota sequer. O Município teve que recorrer aos carros pipas. Três veículos de oito mil litros atenderam emergencialmente cidade e zona rural, de meados de março a meados de maio.
Segundo, as chuvas caíram de forma bem distribuída até o mês de agosto, um tipo de inverno muito bom para a agricultura, mas que não acumula água nos pequenos reservatórios nem repõe o nível do lençol freático que abastece riachos e cacimbas das populações rurais. No final de setembro já havia moradores da zona rural reclamando que suas cisternas estavam vazias.
Abastecimento por carro pipa - Comunidade de Titara |
A Cagepa já anunciou que o racionamento em Pilões começa na próxima segunda-feira, com metade da cidade ficando sem água dia sim dia não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário