terça-feira, 9 de agosto de 2011
CAMINHOS DO FRIO 2011 EM PILÕES
O evento "CAMINHOS DO FRIO - ROTA CULTURAL" está na sua 6ª edição. Ele teve início em 2006, ano em que só aconteceu em apenas um Município (Bananeiras). No ano seguinte (2007), com a participação dos seis Municípios fundadores do FÓRUM DO TURISMO SUSTENTÁVEL DO BREJO PARAIBANO (Pilões, Bananeiras, Areia, Serraria, Alagoa Grande e Alagoa Nova) - instância que congrega forças dos seguimentos público e privado do Brejo da Paraíba -, o projeto recebeu a feição que apresenta hoje, um roteiro de seis semanas pelos seis Municípios integrantes do Fórum.
A Região é famosa por possuir um clima agradável no final do período chuvoso (as chuvas têm inicio no mês de março e se prolongam até meados de agosto). Nessa época, é comum a temperatura atingir os 16 graus em vários pontos do Brejo (especialmente nas partes mais elevadas), clima que atrai turistas que fogem do calor e da agitação dos grandes centros urbanos.
As fortes chuvas que caíram na região nas primeiras semanas de julho inviabilizaram o início do evento na cidade de Areia (25 a 31 de julho), que, neste ano, vai receber o Caminhos do Frio entre os dias 29 de agosto e 04 de setembro.
A programação do Caminhos do Frio em Pilões terá oficinas de música e canto, de fabricação de velas artesanais, de arte com palhas da banana e, de fabricação de bonecas de pano.
Entre os dias 8 e 11 de agosto, toda a rede Municipal de Ensino e a Escola Estadual Dom Santino Coutinho estarão envolvidas com exposições culturais, ocasião em que serão resgatados momentos da história de Pilões, especialmente aqueles ligados à agitação cultural em cada época. Serão abordados temas como: história de Pilões, contada pelos alunos da Escola Braz Baracuhy; forró pé-de-serra, onde a Escola Estadual Dom Santino fará o resgate da contribuição de vários sanfoneiros nativos tais como, - Biu de Lica (e seus dois filhos, Zezinho e Neco), Zezinho dos Santos, Galego de Chã de Pau d'Arco, e o mais jovem de todos, o instrumentista Álisson. A peleja terá o acompanhamento dos 'pandeiristas' Leonel Belmino e Manoel de Adauto; e de outros talentos do triângulo e do zabumba.
A escolinha apresentará um rico repertório popular de músicas infantis, fazendo uma releitura do cancioneiro infantil regional, brasileiro e universal.
A exposição prossegue com a Escola Municipal Bona Moura oferecendo ao público um cardápio recheado de brincadeiras infantis.
A Escola Neusa Pereira dará sua contribuição recitando várias poesias populares da lava de seus alunos. Será um dia dedicado ao CORDEL, modalidade artística nascida nas Cruzadas Católicas do Século XII e trazidas até nós pelos Portugueses colonizadores do Brasil. É uma justa homenagem a gente e à alma do nordestino. O Neusa é a maior escola do Município, e por isso mesmo, também contribuirá com temas como jogos, importância da cultura da banana na região, um pouco da história de Pilões, embelezamento pessoal, oficina de tear (tricô) e saúde na escola. Assuntos atuais que mexem com o dia a dia da população.
Nos dias 11, 12 e 13 de agosto vários grupos artísticos se apresentarão no palco central. Dentre eles estão os Três do Xamego, o artista Pinto do Acordeom e o cantor Aleijadinho de Pombal. E mais: o Grupo de Violão da UEPB (Araruna), a Banda e a Quadrilha do PROJOVEM de Pilões, o Grupo de Xaxado (Pilões) e o Circo Arlequim também farão suas performances em Praça Pública.
A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus emprestará sua acústica para receber a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (ponto alto do evento), Coral Nossa Senhora da Luz (Guarabira) e o Coral da Assembleia Legislativa da Paraíba.
Um Festival Gastronômico, com pratos que valorizam os produtos da região (banana, cachaça, rapadura, tilápia, etc.), será servido no dia 12, no interior do CRAS. É um bom momento para degustarmos a boa comida regional.
Também no dia 12 acontecerá um Café Cultural, com as presenças ilustres da Escritora pilonese Marlene Baracuhy, do jornalista Abelardo Jurema, do Professor Belarmino (UEPB - Guarabira) e de vários artistas e amantes das artes e da cultura.
O evento "Caminhos do Frio - Rota Cultural" vem ganhando importância em nosso Município, especialmente nos últimos três anos, período em que foi abraçado com respeito e com o mínimo de profissionalismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário