quinta-feira, 21 de abril de 2011

FALÁCIAS

Fico triste quando ouço um jovem estudante dizer que Lula pagou a dívida externa do Brasil. Hoje foi a vez de um universitário afirmar com grande convicção essa falácia do ex-presidente Lula.

Imagine você, ...um pai de família que recorre à bodega vizinha para suprir a mesa de sua numerosa prole com comida. A conta se mantém sempre no vermelho, pois a necessidade é grande e diária. É confortável para o pai de família, que ganha pouco e não dispõe de poupança para manter o padrão social dos filhos, a relação com o vizinho: além de não cobra juros pela dívida - e se cobra, o percentual é tão pequeno que passa despercebido -, a bodega está sempre aberta às novas compras.

Acontece que o bodegueiro, coitado, não estudou; não conhece, e nunca ouviu falar de ética; não sabe guardar segredo. Em toda esquina onde exista uma roda de pessoas conversando, lá está o bodegueiro espalhando a fama de devedor do pobre pai de família. Chato, não?

Certo dia, o zeloso pai de família toma uma decisão:

- Aquele bodegueiro falastrão não deixa de me chamar de devedor. Isso acaba com a minha imagem perante meus amigos. Sei que os juros que ele cobra pela dívida são muito pequenos, mas vou conseguir uma forma de me livrar dele. Vou recorrer ao Banco, que cobra juros altos mas não conta nada a ninguém.

E assim faz. Pega dinheiro do Banco que cobra juros altíssimos para pagar ao bodegueiro que juros nenhum cobra.

- Pronto. Agora esse bodegueiro de 'uma figa' não vai mais falar de mim. Agora eu posso dizer aos quatro cantos que não devo mais nada a ninguém. Vou limpar a minha imagem!

Tudo ilusão!

Pois é, o Governo Lula fez a mesma coisa que o pobre pai de família. A União (e não o Brasil, como foi divulgado pelo governo) se endividou ainda mais no mercado interno para arrecadar dinheiro o suficiente para pagar a dívida junto ao Fundo Monetário Internacional. Trocou uma dívida que custava 6% de juros ao ano por outra que cobra 12% ao ano. E ainda saiu espalhando que fez um bom negócio para o povo brasileiro.

ps.
1 . Quando na oposição, o PT espalhava por todos os lugares que o Brasil tinha uma dívida externa de 200 bilhões de dólares. Passou a ser governo, fez um pagamento ao FMI de 14 bilhões e disse que pagou a dívida externa do Brasil. Pura falácia.

2. Quando assumiu o governo, o PT encontrou uma dívida interna inferior a 5oo bilhões de reais. Oito anos depois, Lula entrega à sua amiga e sucessora uma dívida de quase 2 trilhões de reais. Isso é o que o PT chama de: pagar a dívida do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário