Especialistas se debruçam sobre a realidade do ensino no Brasil, e até o momento não têm uma posição pacificada a respeito.
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A situação socioeconômica da maioria da população é um complicador a ser vencido. O aluno geralmente chega mal alimentado à sala de aula; traz para a escola poblemas familiares gerados pela situação econômica de seus pais; encontra salas de aula desprovida dos equipamentos necessários, abarrotadas de alunos e com professores desestimulados. Some-se tudo isso ao fato de que a maioria dos alunos não recebe em casa o reforço exigido para que tenha um bom desempenho na escola: seus pais, na quase totalidade, ou são analfabetos ou têm escolaridade inferior à dos filhos, não podendo, portanto, ajudá-los nas importantes tarefas que trazem para casa. A escola é a parte mais importante na educação dos nossos jovens, não tenham dúvidas, mas, igualmente importante é o apoio - na forma de reforço -, que uma boa estrutura familiar pode oferecer a um filho. E isso, alunos de escolas públicas geralmente não têm.
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Ai, vem a pergunta: qual a solução para esse impasse?
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Escola Integral, é a resposta.
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Sim, um modelo de escola que supra essas carências elencadas acima pode, tranquilamente, suprir todas essas lacunas no aprendizado dos nossos jovens das escolas públicas. Uma escola com estrutura capaz de fornecer as três refeições diárias, uma boa base nas áreas tecnológicas, da música, do teatro, do esporte e lazer. O tempo integral permitira ao aluno tirar suas dúvidas ainda na escola, com professores auxiliares, prescindido da ajuda dos seus pais.
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Uma estrutura física que comporte um modelo de escola integral - assim como a manutenção da mesma -, é muito cara, mas é fundamental para que a escola não sofra a concorrência dos atrativos que as ruas oferecem. O aluno não deve estar dentro de uma sala de aula com o pensamento voltado para os prazeres que as ruas possam oferecer. A escola tem que estar preparada para apreender a atenção do aluno durante todo o tempo em que ele permanece no seu interior. E isso só é possível se as escolas tiverem boas instalações e uma boa localização.
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