segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pilões, suas belezas e sua história

* Paisagem
Salpicada de belas e desafiadores montanhas, a paisagem de Pilões - com seu verde eterno - esconde um passado repleto deCor do texto intrigantes e maravilhosas histórias a serem contadas. São mais de duzentos anos mergulhados nos tachos dos engenhos de açúcar. São gerações e mais gerações de homens e mulheres que acreditaram e trabalharam a mais antiga das atividades econômicas do Brasil.
* Caminhos do açúcar
Pilões fica no coração do Brejo Paraibano, a mais importante região canavieira do estado depois da região litorânea. Sua vocação para a cultura do açúcar se deu logo no berço: Pilões foi povoado por desbravadores do vale do Mamanguape que na época já era um importante centro canavieiro. Aqui, eles fundaram vários engenhos de rapadura (no auge eram mais de trinta) e desenvolveram uma indústria que prevaleceu até a Cor do textoúltima década do século passado. A topografia do Município, que impede a mecanização; a queda do consumo da rapadura; o fim da mão-de-obra barata, e tantos outros fatores da modernidade puseram fim a essa indústria. Dois ou três engenhos sobreviveram aos tempos modernos, mas a história dessa magnífica região pode ser contemplada no seu casario rural, nas ruínas de suas casas de máquinas, nos caminhos dos engenhos. A história de Pilões está lá, em cada vale que se espreme por entre as montanhas.
* Cachoeiras
Três rios cortam o território de Pilões. Várias corredeiras e cachoeiras embelezam seus leitos. Lugares dignos de serem visitados. No Rio Araçagi-mirim, região de Poço Escuro (8 km do centro urbano) fica a cachoeira que leva o nome do lugar. No rio Araçagi, região do Ouricuri (5 km do centro urbano) fica a cachoeira de mesmo nome, além de várias corredeiras. No rio Bananeiras (também chamado de Rio da Manga), afluente do Araçagi, fica a cachoeira da Manga (11 km do centro urbano). São lugares lindos e agradaveis, onde podemos caminhar desfrutando da generosidade da Natureza.
* Floricultura
Saindo do centro urbano em direção ao engenho Avarzeado - passando pelo engenho Manga dos Frades - o visitante vislumbra uma infinidade de modernas estufas brancas que contrastam com o verde selvagem do lugar. Lá, bravas mulheres de mãos calejadas cultivam delicadas flores. São crisântemos, gérberas, gardênias, margaridas. E a rainha de todas elas, - a rosa. Lugar em que o aroma do ar perfuma o corpo, e a paisagem encanta a alma.
* Sua gente
A simplicidade do lugar e de sua gente, a rusticidade de suas vidas, a dedicação ao trabalho no campo forjaram Piloneses afáveis e receptivos. São pessoas sempre dispostas a receber, ajudar, a servir. Não poderia ser diferente. A Igreja Matriz - de uma beleza singular - com sua torre principal riscando o céu azul anil, abençoa e transmite paz a sua gente.
* O clima
Por ser uma região de montanhas (Pilões fica, em média, a 500 m do nível do mar), o município tem dias com temperatura agradável e noites frias. No inverno (junho e julho) pode chegar a 15 graus Celsius nas regiões altas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário