sexta-feira, 15 de novembro de 2013

SUBSÍDIO - COMO PRONUNCIAR?

A palavra subsídio e suas derivadas são muito usadas no Direito. Subsídio, subsidiário, subsidiariamente, etc., são uma constante no ordenamento jurídico pátrio. Vez por outra somos forçados a verdadeiros malabarismos labiais e a recorrer a sons guturais duvidosos como forma de disfarçar nossa insegurança ao pronunciar esses vocábulos. 

Finalmente, qual a ortoépia de subsídio.

- Ups! ... Que troço é isso? Orto ... orto o quê!!!!? 

Ortoépia é mais uma dessas palavras pouco usadas. Ela quer dizer apenas 'pronúncia correta'.

Eu pessoalmente não tenho sido nada econômico quando sou confrontado com essa palavra - pronuncio primeiro com o som de 'S', e logo em seguida tasco-a com um sonoro 'Z'. Meu interlocutor não pode alegar que eu errei a pronúncia.

É evidente, caro leitor, que essa não é a melhor técnica. Convido você a refletir um pouco: quando pronuncias a palavra SUBSOLO você o faz com 'S' ou com 'Z'? - Estou certo de que a sua resposta foi 'com S', assim como seria se te perguntasse sobre a palavra SUBSÍNDICO, pois é assim que a regra geral de nossa rica língua portuguesa determina quando a letra 'S' vem precedida de uma consoante. 

Eu falei regra geral, pois há exceções impostas pelo uso costumeiro e sistemático. Obséquio (pronunciado como obZéquio) e subsistência (muitos falam subZistência) são algumas dessas palavras que mesmo o 'S' estando depois de uma consoante pronunciasse com o som de 'Z'. Isso se deveu a um processo histórico. As pessoas simplesmente ao longo dos tempos se acostumaram a pronunciá-las assim, com som de 'Z',  de tal forma que se tornou exceção à regra. 

Subsídio caminha a passos largos para se consagrar como subZídio. Mas até lá, meu heroico leitor, prefira pronunciá-la com som de 'S'. É o correto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário