terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RESGATE HISTÓRICO

Entre 6 e 10 de dezembro deste ano a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Corrêa de Menezes, na semana dedicada a arte, com a participação de dirigentes, professores, funcionários e alunos, fez um grande resgate de sua própria história, e por conseguinte, de parte da história de Pilões.

Na realidade o evento restrito à 16ª Semana de Arte e Cultura da Escola em epígrafe (SACE) é um evento construído no decorrer dos últimos dois meses, e não apenas numa semana. Toda a escola foi envolvida na busca de informações que jogassem luzes sobre os primórdios da entidate educacional. Foi um trabalho hercúlio, possível apenas pela dedicação de todos e pela coolaboração da comunidade em geral, que se esmeirou em dar informações julgadas esquecidas no espaço e no tempo.

José Sales - segundo a Diretora da Escola, Márcia Albuquerque -, foi o maior entusiasta da empreitada. "Forneceu informações valiosas e precisas", disse a Diretora e completou: "morri de inveja da memória privilegiada do Ex-Prefeito Zé Sales".

Outros: a exemplo do Senhor Edgar Menezes, filho de Dona Antonieta Corrêa de Menezes, patronesse da Escola e homenageada com a colocação de uma foto sua em posição de destaque; do ex-diretor Antônio Dantas; do Juiz aposentado Dr. Rallf; dos demais ex-diretores e ex-alunos, também deram sua parcela de colaboração, disponibilizando as poucas informações de que eram sabedores. Inclusive o humilde escrevinhador que também teve uma modesta participação.

O ponto culminante de toda a semana dedicada à arte e à cultura foram as homenagens prestadas a todos os ex-diretores da Escola. Do primeiro deles, O Dr. Hallf, à época Juís de Direito da Comarca, à mais festejada de todos, a Professora Josefa Raimundo do Nascimento, que além de ter sua fotografia exposta no hall do auditório da Escola como os demais Diretores, ainda foi homenageada, emprestando seu nome à biblioteca da entidade. Foi um momento que emocionou a todos os presentes à cerimônia.

Todas as demais salas receberam o nome de ex-professores e funcionários mortos, numa atitude de gratidão e reconhecimento da atual diretoria e de toda a comunidade acadêmica.

Compareceram à aposição das fotos os ex-diretores José Sales, Dr. Kepler José Leal Maranhão, Félix Antônio Menezes da Cunha, Maria das Graças Belmino da Silva e Lenira Marques Belmino; os ex-professores Dr. Ednaldo Alves, Engenheiro e ex aluno da escola José Guilhardo de Castro; os ex-alunos Hermes Augusto de Castro, Adriana de Souza Andrade e tantos outros. A presença mais notada foi a da filha da eterna professors Zefinha Raimundo, senhora Jaqueline que fez um discurso carregado de emoção e agradecimentos.

Encerrada a cerimônia no recinto da Escola, todos foram à praça João Pessoa, centro da Cidade, participar de um desfile que elegeu a jovem Rafaela Crippa como a rainha da semana de arte, e de um grande show animado por uma panda de música popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário