Um fato curioso envolve a história do Estado do Piauí, nosso irmão nordestino.
Todos os outros estados do Nordeste, e muitos outros, tiveram seu povoamento feito por desbravadores que partiam do litoral do próprio "Estado" para ocuparem o interior. Faziam isso, usando os rios como estradas naturais. Quis o destino que o simpático Piauí fosse povoado a partir de frentes que partiam dos estados já ocupados, como Bahia, Pernambuco e Alagoas. Dessa forma os conquistadores chegaram primeiro ao interior do novo Estado e de lá, rumaram em direção ao litoral. Quando chegaram ao Atlântico, encontraram todo o litoral ocupado pelos estados do Maranhão e do Ceará, de tal forma que ficaram sem praia. Mais tarde é que o Piauí fez uma permuta de território com o seu vizinho Ceará e conseguiu aquela pequena faixa de mar, com início no delta do Parnaíba.
Esse fato explica muitas coisas, dentre elas, o fato da capital do Piauí - Teresina - ficar no interior do Estado, na margem direita do Rio Parnaíba (Rio que separa o Piauí do seu vizinho Estado do Maranhão); outra curiosidade é o próprio formato do mapa do Piauí: um litoral bem estreito e um interior extremamente largo.
Parnaíba, no litoral; e Picos, próximo à fronteira com o Ceará - em direção ao Estado da Paraíba -, são as duas maiores cidades depois da capital, Teresina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário