domingo, 31 de outubro de 2010

VITÓRIA MAIÚSCULA

Foi um dia para entrar para a história. Ricardo Vieira Coutinho (PSB) foi eleito Governador da Paraíba com 1.079.164 votos contra 930.331 do seu opositor (menos do que obteve no primeiro turno), o atual Governador José Targino Maranhão (PMDB). Uma diferença de 148.833 votos pró-Ricardo.

José Maranhão nunca construiu (democraticamente) uma vitória para o Palácio da Redenção, mesmo tendo governado o Estado por três vezes, - herdou o primeiro mandato, adquiriu o segundo e usurpou o terceiro. Fez tudo que pôde para "adquirir" o quarto mandato, mas não deu. Derrapou na primeira curva, em 3 de outubro; e agora descarrilou de vez. Aos 77 anos, deve tomar o rumo da velha e 'curralesca' Araruna.

A derrocada de Maranhão pode ser analisada de vários ângulos: pode ser creditada ao saturamento da própria imagem do Governador, que tentou o cargo pela 4ª vez; foi fruto do processo bastante questionável com que ele chegou ao 3º mandato; e, também, é resultado do prestígio pessoal de Cássio Rodrigues da Cunha Lima que deu um 'show' nos palanques, na TV e nas urnas. Como diria Galvão Bueno, - Cássio, o fenômeno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário