sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MUSEU DE PILÕES

.
Essa é a melhor notícia dos últimos dez anos para Pilões. A Energisa vai investir 150 mil reais (acho pouco) na construção do prédio do Museu que guardará todo o acervo recuperado no cemitério indígena encontrado no antigo engenho Santa Cruz, no local onde estão sendo construídas duas subestações de energia (Chesf e Energisa). Já a Chesf vai investir 500 mil reais na instalação do museu e na capacitação de pessoas que serão multiplicadores junto à população nativa. A finalidade é dotar a comunidade de sensibilidade para que valorize e preserve seu patrimônio cultural, além, claro, de fazer desse patrimônio uma promissora fonte de renda para as famílias locais.
.
O local escolhido pelo Prefeito Coca para construção do Museu é o terreno situado nos fundos do prédio da Prefeitura, dando saída para a Rua Padre Ibiapina. A construção contemplará uma sala de exposição permanente, um mini-auditório (reversível entre museu e prefeitura) e espaços para oficinas. O edifício terá no mínimo 2 pavimentos (térreo e 1º andar), podendo comportar um segundo andar.
.
Durante essa semana esteve em nosso Município o arquiteto da CHESF (Professor Álvaro), com a missão de fazer os primeiros levantamentos, não da construção do edifício que comportará o museu (esse ficou a cargo da Energisa), mas com o olhar voltado para a instalação em si. "Minha missão nesse primeiro instante é prospectar valores junto à comunidade. Pessoas da cidade que possam contribuir com a massificação da idéia de preservação do patrimônio cultural do Município, que é muito rico", afirmou o Professor.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário