Fico feliz em ver a educação no centro dos debates, tanto entre os concorrentes à Presidente da República quanto entre os que almejam o Palácio da Redenção. Aos poucos a sociedade brasileira vai assimilando a importância que tem a educação para a grandeza de uma nação.
.
Foi a educação que propiciou o desenvolvimento da Europa Ocidental, do Japão e de vários outros países. O caso mais elucidativo é o da Coréia do Sul. Elucidativo porque se pode estabelecer um parâmetro entre esse país e a sua outra metade; Coréia do Norte. A primeira tirou sua população do atraso investindo fortemente no ensino universal e de qualidade, - hoje é uma superpotência tecnológica e econômica. A segunda - que fez muito pouco pela educação do seu povo -, amarga um atraso de várias décadas em relação à sua irmã do Sul.
.
O Brasil ainda não resolveu o básico, que é um salário digno para os professores. O piso estabelecido pelo Governo Federal é uma vergonha: pouco mais de 900 reais por 40 horas de trabalho qualificado é um insulta à inteligência de qualquer um; é um acinte!
.
O país só vai melhorar quando um professor estiver ganhando o suficiente para se dedicar com exclusividade ao ofício de ensinar. Não se pode conviver com a idéia de que uma pessoa que estuda a vida toda - passa o dia todo dedicando conhecimento, esforço físico e psicológico ao ofício de ensinar -, seja remunerado com valores inferiores a de outros profissionais de quem não se exige tanto prepara intelectual.
.
A melhoria dos equipamentos é relevante, mas não adianta boas instalações se estiverem recheadas de professores preocupados com a sobrevivência econômica sua e de sua família; buscando complementos salariais em outras áreas; ou tendo de enfrentar mais de uma escola, dividindo assim suas atenções.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário