quinta-feira, 29 de abril de 2010

PILÕES NAS ONDAS DA TIM

.Quatorze horas e trinta minutos do dia 29 de Abril de 2010. Dia lindo e ensolarado, poucas nuvens no céu. Fogos de artifício cortam o espaço no centro de Pilões. População eufórica ocupa as ruas da cidade; motoqueiros, taxistas, comerciantes, pessoas do povo com sorriso no rosto e um ar de felicidade dedilham suas "pequenas caixas falantes" e as levam ao ouvido. Pilões está em festa. Chegou o sinal da TIM...

. Pilões foi uma das últimas cidades do país a receber o sinal da telefonia móvel. Quando da privatização das "Teles", durante o governo de Fernando Henrique, em que as grandes companhias mundiais de telefonia móvel disputavam - a tapa - os grandes centros urbanos, especialmente o sul rico do Brasil, as pequenas cidades - economicamente inviáveis - ficaram sem dono. O governo, através de um leilão ao avesso, distribuiu entre as companhias a responsabilidade de dotar essas pequenas cidades de sinal móvel celular. Também estabeleceu um prazo limite para que as empresas cumprissem a tarefa: 30 de abril de 2010. Coube à TIM dotar Pilões desse serviço, tarefa que cumpriu há pouco mais de um dia da expiração do prazo.

. O Município, com seu território pontilhado de montanhas e profundos vales, dificultou a tarefa. Especialmente na zona urbana, que repousa num vale, a dificuldade foi maior. A TIM se achou na obrigação de adquirir um terreno em uma colina para construir sua torre numa posição que proporcionasse um bom sinal em toda a zona urbana. O Prefeito Coca, acompanhado do seu Vice Guilhardo e do Vereador Luciano Lopes, levou o engenheiro da empresa até uma montanha conhecida por PAGÃO. De lá era possível visualizar quase toda a cidade. A propriedade era de um comerciante de banana conhecido por DUKA. Numa negociação rápida, no meio da Rua Hugo Cunha, em frente à casa do manganheiro, foi fechado o negócio. O terreno foi comprado por dez mil reais. Isso foi no final de Janeiro de 2010.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário