terça-feira, 19 de maio de 2009

CAMINHOS DO FRIO NAS TRILHAS DOS ENGENHOS

.
Participamos, eu e os colegas Luciano Lopes, Raphaela Baracuhy, Katia Cunha e Iacy Ramalho - todos, secretários do Governo Coca -, de um seminário sobre "Gestão de Turismo para Gestores Públicos", realizado pelo SEBRAE na vizinha e bela cidade de Bananeiras. Foi um encontro enriquecedor e prazeroso. Vários palestrantes, dentre eles o Prefeito de Maringá-PR, transmitiram um turbilhão de informações importantes para nós Piloneses imbuídos, que estamos, em alavancar o turismo do nosso Município.


A sempre alegre, atenciosa e vibrante Regina (SEBRAE) nos recebeu a todos com muita deferência, como se fossemos peças importantes e indispensáveis ao seu projeto de desenvolvimento do turismo na região. É assim que me sinto quando sou abordado por ela: importante e indispensável.


Sintetizando a mensagem de cada palestrante, o que vislumbrei foi a preocupação que cada um teve em nos mostrar o quão importante é fazer o que fizeram os modernistas de 1922: nos enxergarmos a nós mesmos, - nossos costumes, nossos valores, nossas belezas naturais e culturais. Degustarmos tudo isso. Apaixonar-nos por tudo isso, e assim, - identificando e valorizando o que é nosso - atrairmos a atenção dos turistas para o todo, onde, certamente, descobrirão os detalhes. Os notáveis de 22 chamaram isso de ANTROPOFAGIA. No nosso caso é OPORTUNIDADE, mesmo.
.
Um dos palestrantes mostrou um texto (veja a próxima postagem) de BERTROLD BRECHT que me chamou a atenção. Inclusive eu já tive a oportunidade de publicar "Elogio da Dialética", desse autor Alemão da Baviera, aqui nesse blog.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário