sábado, 23 de julho de 2011

Rios de Pilões.

Os Rios e riachos do Município de Pilões fazem parte da bacia do Mamanguape.

Nossos Rios são irrigados por uma pluviosidade média anual superior a 1200 mm.


O Rio Araçagí-Mirim, que serviu de caminho para os primeiros desbravadores que chegaram ao nosso território, nasce nos arredores das cidades de Arara e Casserengue, corta a zona urbana de Pilões e deságua no Rio Araçagí, na fronteira do Nosso Município com o vizinho Cuitegí.

Curiosidade: Num rochedo que fica no leito desse rio, perto da zona urbana, localizam-se algumas cavidades naturais em forma de "PILÃO" (cientificamente conhecido por MARMITAS DE GIGANTE). Acredita-se que daí surgiu o nome de Pilões.(O nome de "Entre Rios" vigorou por poucos anos. O Povoado recebeu esse nome porque está situado entre os dois rios, Araçagi e Araçagi-mirim).

O Rio Araçagí nasce nos arredores de Algodão de Jandaira, corta a zona rural de Pilões, recebe o Araçagí-Mirim na fronteira com Cuitegí e deságua no Rio Mamanguape. Durante esse percurso, ele recebe vários nomes - de acordo com a região que corta - assim, é chamado de Rio de Arara até antes de entrar no território de Pilões; e de Rio de Pinturas, quando corta as terras de dois antigos engenhos de mesmo nome. Antes de receber o rio Araçagi-Mirim, na divisa de Pilões com Cuitegi, o Rio Araçagi se une ao Rio conhecido por Rio da Manga, ou Rio Mercês, ou Rio do Braz.


Um terceiro rio (Bananeiras, também conhecido por Rio do Braz, ou Rio da Manga, ou Rio Mercês) que nasce perto de Areia, serve de divisa entre aquele município e o nosso território, e deságua no Araçagí.


NOTA IMPORTANTE: Se perguntado sobre os 2 rios de Pilões, citem Araçarí e Araçagí-Mirim pois o terceiro (Rio Mercês) não é catalogado como sendo de Pilões, embora seja ele o rio que irriga com suas águas as "flores" produzidas na localidade de Avarzeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário